quinta-feira, 19 de maio de 2011

Link para uma pagina de documentários

DOCUMENTÁRIOS

http://www.megadocumentarios.blogspot.com/

Massas de ar que atuam no Brasil

Massas de ar são grandes bolsões de ar, ventos de escala planetária que se deslocam, por diferença de pressão, pela superfície terrestre, carregando consigo as características de temperatura, pressão e umidade da região em que se originaram. Para que uma massa de ar se forme é necessário que o ar fique estacionado durante algum tempo sobre uma região que tenha uma distribuição uniforme de temperatura, de modo que o ar possa adquirir suas características. A essas regiões damos o nome de regiões de origem das massas de ar.

À medida que se deslocam, as massas de ar sofrem a influência de outras massas de ar, com as quais trocam calor. Ou seja, da mesma forma como interferem nas condições do tempo, as massas vão sendo influenciadas pelas condições dos lugares por onde passam, até que as características do ar no interior da massa se igualem às do ar do exterior. Então, a massa de ar se dissipa.

Geralmente, as características das massas de ar são muito simples: as oceânicas são úmidas - e as continentais, com raras exceções, secas; as tropicais e equatoriais são quentes - enquanto as temperadas e polares são frias.

Classificação

As massas de ar se classificam em três grandes grupos: massas equatoriais, massas tropicais e massas polares.

  • Massas Equatoriais: são as massas que se formam nas proximidades do Equador, ou seja, nas áreas de baixas latitudes. São as massas de temperaturas mais elevadas que existem - e apresentam, portanto, baixas pressões em seu interior. A massa equatorial oceânica é, em geral, a massa mais úmida de todas, enquanto a continental, embora muito quente, é um pouco menos úmida.
  • Massas Tropicais: são as que se formam nas proximidades de cada um dos trópicos - Câncer e Capricórnio -, geralmente em latitudes subtropicais, tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul. São massas muito quentes, com pressões médias e baixas, sendo a de origem oceânica bem mais úmida que a continental.
  • Massas Polares: são as massas que se formam nas proximidades dos círculos polares ártico e antártico, sempre em latitudes superiores a 50o. São as massas mais frias que existem e, portanto, são também massas de pressão muito alta. A continental é a mais fria e mais seca de todas, enquanto a marítima, por ser um pouco úmida, não apresenta temperaturas muito baixas.

    Massas de ar que atuam no Brasil

    O ar atmosférico está sempre em movimento, na forma de massa de ar ou de vento. Se uma massa de ar possui características particulares de temperatura e umidade, torna-se responsável pelo tempo e, portanto, pelo clima de uma área. Dependendo da estação do ano, as massas avançam para o território brasileiro ou dele recuam. Seus avanços ou recuos é que vão determinar o clima.

    Quando duas ou mais massas de ar de características diferentes se encontram, elas não se misturam. Forma-se entre elas uma zona de transição, que recebe influências das massas envolvidas e que, por isso, se apresenta como uma zona de instabilidade meteorológica. Essa faixa de ar recebe o nome de frente.

    Quando ocorre o encontro de duas massas quentes, forma-se uma frente quente. Quando há o encontro de duas massas frias, ou de uma fria e uma quente, forma-se um frente fria. No caso do Brasil, destaca-se o fato de que o nosso território recebe a influência de cinco grandes massas de ar, conforme quadro abaixo:

    Massas
    Características
    Massa Equatorial Atlântica(mEa) Quente e úmida, dominando a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste em alguns momentos do ano, tem seu centro de origem no Oceano Atlântico.
    Massa Equatorial Continental (mEc) Quente e úmida, com centro de origem na parte ocidental da Amazônia, domina a porção noroeste da Amazônia durante quase todo o ano.
    Massa Tropical Atlântica (mTa) Quente e úmida, originária do Oceano Atlântico, nas imediações do trópico de Capricórnio, exerce enorme influência sobre a parte litorânea do Brasil.
    Massa Tropical Continental (mTc) Quente e seca, se origina na depressão do Chaco e abrange uma área de atuação muito limitada, permanecendo em sua região de origem durante quase todo o ano.
    Massa Polar Atlântica (mPa) Fria e úmida, forma-se nas porções do Oceano Atlântico próximas à Patagônia. Atua mais no inverno, quando entra no Brasil como uma frente fria, provocando chuvas e queda de temperatura.

    Observação: o território brasileiro sofre a ação de cinco massas de ar. Três delas são mais atuantes durante todo o ano: a Equatorial Continental, a Tropical Atlântica e Polar Atlântica que, embora ocorra com mais frequência no inverno, quando entra no Brasil, como uma frente fria, pode ocorrer também em outros meses do ano.

domingo, 15 de maio de 2011

Questões sobre população II

Questões sobre população.
respostas em negrito

MIGRAÇÕES E OUTROS FLUXOS POPULACIONAIS

VESTIBULAR 2011

(UNIOESTE) Sobre o fenômeno migratório, leia as afirmativas abaixo:

I. Os movimentos migratórios podem ser espontâneos ou forçados; um exemplo deste último tipo de migração é a dos refugiados de guerra.
II. Pode-se chamar de refugiados ambientais aos migrantes que deixam lugares por problemas ambientais que dificultam as condições de vida, como a seca, a desertificação, enchentes, etc
III. O fator trabalho é uma das razões centrais para os movimentos migratórios. É motivo, por exemplo, para a emigração de brasileiros para os EUA.
IV. A Europa foi um importante foco de imigração a partir do século XV até aproximadamente a metade do século XX, recebendo imigrantes das colônias e ex-colônias, que buscavam as boas condições de vida nas cidades européias. Atualmente, este continente transformou-se em área de emigração, com pessoas que se dirigem em busca de novas oportunidades em outros continentes, como o americano, o africano e o asiático.
V. O Brasil, no século XIX, foi área de atração de imigrantes que buscavam novas oportunidades, sendo o maior grupo o de origem latino-americana (paraguaios, argentinos, bolivianos, etc.).

Assinale a opção que contem as afirmações corretas.

a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) III, IV e V.
d) IV e V.
e) V e I.

(MACK)


http://www.atirateprochao.blogspot.com

Realidades, como essa da ilustração, sempre foram comuns no Brasil. Os fluxos migratórios internos determinaram a ocupação de grandes extensões de seu território. Nos séculos XVII e XVIII, a procura por metais preciosos levou paulistas e nordestinos a Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Com a expansão do café pelo interior de São Paulo, chegavam levas de mineiros e nordestinos. No século XIX, o ciclo da borracha ajudou a povoar a região Norte por nordestinos. No século XX, as atividades agrícolas e industriais levaram ao Sudeste milhares de brasileiros de todas as partes, principalmente, nordestinos.

A respeito das migrações internas atuais, é INCORRETO afirmar que

a) nos últimos anos, o Centro-Oeste foi a região que mais recebeu migrantes devido à expansão do agronegócio da cana-de-açúcar e aos investimentos destinados à implantação industrial, fruto da descentralização do Sudeste.
b) a Região Sudeste, grande atrativo de migrantes durante anos, já constata declínio migratório em razão do aumento do desemprego. Em 2005, atinge seu ponto mais alto de perdas, 269 mil moradores, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
c) os movimentos migratórios estão mais intensos dentro dos próprios estados, com o desenvolvimento de pólos industriais dentro e fora das grandes capitais.
d) os fluxos migratórios, muitas vezes, desestabilizam famílias que, sem condições de sobrevivência, abandonam suas regiões de origem sem perspectivas imediatas de satisfazê-las em outras áreas do país.
e) a Região Nordeste mantém sua tendência histórica, pois ainda é a principal área de origem dos migrantes no Brasil.

(UFSC) A ilustração abaixo mostra que os fluxos migratórios são uma constante no espaço brasileiro.


MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil – banco de questões. São Paulo: Harbra, 2001. p. 79. [Adaptado]

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE dois fatores que explicam a rapidez e a intensidade com que o campo tem impelido os trabalhadores rurais em direção aos centros urbanos.

a) Prática da policultura e instalação de comunas populares.
b) Mecanização agrícola e concentração fundiária.
c) Especulação imobiliária e estímulo à agricultura de subsistência.
d) Fascínio pela cidade e prática do cooperativismo agrícola.
e) Violência rural e monocultura de subsistência.

(UFT) A tabela a seguir apresenta os dados de migração no Brasil entre os anos de 2003 e 2008.

(Fonte: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/100817_grafscomuniipea61.pdf)

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

a) A diferença existente entre o número de imigrantes e emigrantes no Sudeste caracteriza essa região como de baixa mobilidade populacional.
b) Uma das características da dinâmica apresentada na tabela é que a maioria das regiões apresenta maior índice de migrantes dentro da própria região.
c) O maior deslocamento de pessoas ocorre das regiões com maior densidade demográfica em direção àquelas de menor densidade.
d) Os dados mostram que o Nordeste, região que tradicionalmente deslocava elevado número de migrantes, sobretudo para o Sudeste, agora apresenta o fenômeno inverso, ou seja, o número de migrantes é favorável àquela região.
e) Regiões ainda consideradas como fronteira agrícola têm como característica atrair migrantes cujas atividades estão associadas à agricultura, haja vista a disponibilidade de terras ainda existentes.

(UFG) Leia o gráfico a seguir.

Disponível em: <www.scipione.com.br/ap/ggb/unidade6_c3_a01.htm>. Acesso em: 4 out. 2010.

Analisando-se os dados do gráfico, verifica-se que a oscilação de maior expressão representada decorre

a) da promulgação das leis que proibiram o tráfico de escravos, facilitando o afluxo de imigrantes.
b) das consequências da crise econômica mundial, motivando o aumento do fluxo de imigrantes.
c) da abolição da escravidão, intensificando a opção pela mão de obra imigrante.
d) da política racial da Era Vargas, expulsando grandes contingentes populacionais.
e) da Segunda Guerra Mundial, que resultou no afluxo populacional de deslocados.

(UFRN) A partir da década de 1970, agricultores brasileiros se mudaram para o Paraguai, atraídos pela oferta de trabalho e terra barata, ficando conhecidos pelo apelido de “brasiguaios”. O governo do Paraguai calcula que existam hoje cerca de 400 mil brasiguaios vivendo naquele país, o que inclui os filhos de brasileiros nascidos lá. Em determinadas regiões do Paraguai, a presença dos brasiguaios é geradora de conflitos, o que levou o Itamaraty a afirmar recentemente que talvez seja essa a situação mais difícil vivida por brasileiros no exterior.

Disponível em: <http://globoruraltv.globo.com/GRural>. Acesso em: 7 jul 2010.

Uma das razões desses conflitos é
a) a disputa pela posse da terra para fins de exploração agrícola.
b) a competição por garimpos visando à extração de ouro.
c) a apropriação de terras onde prevalece o extrativismo da borracha. .
d) a exploração de minas de diamantes destinados a exportação.

(UEPB)


De acordo com os fragmentos da composição podemos afirmar:

I - As regiões abordadas na composição são o Agreste e a Zona da Mata Nordestina, onde a ocorrência das chuvas são de outono/inverno, predominantes entre os meses de março e agosto.
II - A seca é um fenômeno natural, suas consequências sobre a população camponesa pobre é de cunho puramente socioeconômico. Enquanto os pobres são duramente penalizados com as secas, os ricos, donos de terras, até chegam a ser favorecidos com a estiagem.
III - O migrante nordestino, além das questões econômicas e sociais, também sofre problemas de ordem afetiva e psicológica com o choque cultural, o preconceito do qual é vítima, a baixa autoestima, a perda de referenciais de identidade e a necessidade de adaptação a um outro estilo de vida.

Está (ão) correta(s)

a) Apenas as proposições I e III I e II
b) Apenas as proposições II e III
c) Apenas as proposições
d) Apenas a proposição I
e) Todas as proposições

(UEPB) Observe o gráfico que trata da proporção de migrantes na população total por regiões brasileiras.


Com auxilio da leitura do gráfico assinale V ou F para as proposições conforme sejam Verdadeiras ou Falsas.

( ) A Região Centro-Oeste apresenta o maior percentual de migrantes na formação de sua população, o que se deve principalmente à atração exercida pelo Distrito Federal e pela expansão da fronteira agrícola, que tornou a região fonte de forte atração populacional.
( ) O processo de integração do território nacional configurou o Nordeste como a região de perdas tanto demográficas como econômicas, que ainda tem como principal destino dos seus migrantes a Região Sudeste.
( ) A política de povoamento e de integração da Amazônia implantada pelos militares nos anos de 1970 transformou essa região numa área de expansão do capital e da fronteira agrícola, que passou a ser um dos principais destinos dos migrantes nordestinos e sulistas, daí a importância numérica dos migrantes na composição de sua população.
( ) O processo de desindustrialização ocorrido nas últimas décadas na Região Sudeste fez com que esta região perdesse totalmente a liderança na atração de migrantes para as Regiões Norte e Centro-Oeste, além de ser hoje uma região que não perde população devido à migração de retorno.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

a) V V V F
b) V F F V
c) F V V V
d) F V V F
e) V F F F

(GVSP) As discussões sobre a migração começam tipicamente com uma descrição dos fluxos entre países em desenvolvimento e países desenvolvidos, ou aquilo que por vezes é livremente – e inadequadamente – designado por fluxos de “Sul – Norte”.

Fonte: PNUD, Relatório de Desenvolvimento Humano 2009: Ultrapassar fronteiras: mobilidade e desenvolvimento humano.

Sobre as migrações no mundo contemporâneo, assinale a alternativa correta.

I Como resultado da globalização, as migrações internacionais se tornaram mais numerosas do que as migrações internas.
II A maior parte das migrações internacionais ocorre entre países que possuem níveis semelhantes de desenvolvimento econômico, considerando-se os critérios da Organização das Nações Unidas
(ONU).
III As taxas de emigração entre países de IDH muito elevado são, em média, superiores àquelas vigentes entre países de IDH baixo.

Estão corretas

a) apenas as afirmativas I e II.
b) apenas as afirmativas I e III.
c) apenas as afirmativas II e III.
d) apenas a afirmativa II.
e) todas as afirmativas.

(UNESP) Cândido Portinari conseguiu retratar em suas obras o dia a dia do brasileiro comum, procurando denunciar os problemas sociais do nosso país. No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.

http://qualquersemelhanca.files.wordpress.com/2010/04/os-retirantes.jpg

Sobre o tema desta obra, afirma-se:

I. Essa migração foi provocada pelo baixo índice de mortalidade infantil do Nordeste, associado à boa distribuição de renda na região.
II. Contribuíram para essa migração os problemas de cunho social da região Sul, com altas taxas de mortalidade infantil.
III. Os retirantes fugiram dos problemas provocados pela seca, pela desnutrição e pelos altos índices de mortalidade infantil no Nordeste.
IV. Contribuíram para essa migração a desigualdade social, no Nordeste.

É correto apenas o que se afirma em

a) I.
b) I e II.
c) II, III e IV.
d) III e IV.
e) IV.

(U.E.SANTA CRUZ)

Aproximadamente 175 milhões de pessoas vivem hoje fora de seu país de origem. Esse número engloba tanto os que deixam sua terra natal por vontade própria e decidem viver no exterior — de forma legal ou ilegal —, quanto os refugiados.

IMIGRANTES e refugiados. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/idade/ exclusivo/imigrantes-refugiados/index.html>. Acesso em: 21 out. 2009. Adaptado.

Considerando-se as informações contidas no texto, é correto
afirmar:

a) O aumento da imigração ilegal da África subsaariana para a Europa está relacionado aos conflitos étnicos naquele continente e à expansão da economia europeia, registrada nos últimos cinco anos.
b) O Brasil se tornou um país receptor de imigrantes sulamericanos devido ao bom desempenho de sua economia e da pobreza verificada nos países emigrantes vizinhos.
c) A China, na última década, teve a emigração vetada à população, em consequência do desenvolvimento econômico alcançado, que determinou um aumento, cada vez maior, da necessidade de mão de obra.
d) A Austrália vem tomando duras medidas contra refugiados e imigrantes ilegais, em função da exiguidade de seu território e da concorrência no mercado de trabalho.
e) Os Estados Unidos, nos dias atuais, devido à crise econômica, apresentam-se como o país de maior emigração do globo.

VESTIBULAR 2010

(PUCRS) Aproximadamente 300.000 brasileiros vivem fora do país, produzindo em terras estrangeiras. São agricultores que saíram para trabalhar além da fronteira, provocando tensão geopolítica entre o Brasil e o país vizinho.

O país vizinho referido e os estados brasileiros que se limitam com esse país são

a) Uruguai – Rio Grande do Sul e Santa Catarina
b) Paraguai – Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul
c) Argentina – Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná
d) Paraguai – Paraná e Mato Grosso do Sul
e) Uruguai – Rio Grande do Sul e Paraná

(UERJ)


Adaptado de SANTANA, Fabio Tadeu e DUARTE, Ronaldo Goulart. Rio de Janeiro: Estado e Metrópole. São Paulo: Editora do Brasil, 2009.

A dinâmica interna de uma região metropolitana é extremamente complexa, dada a variedade das
interações que se estabelecem entre os aglomerados que a compõem.

Na tabela acima, evidencia-se o tipo de interação denominado de:
a) repulsão urbana
b) migração de retorno
c) movimento pendular
d) fluxo de transumância

(MACKENZIE) Neste país, aproximadamente 30% dos filhos de estrangeiros são descendentes de um determinado grupo de imigrantes, somando mais de sete milhões de pessoas. Eles já são a metade
de todos os imigrantes constantes deste país e também a maior parcela dos imigrantes ilegais. Talvez por isso, a violência, o abandono e a perseguição aguardam os que ainda tentam entrar pelos quase 4 mil quilômetros de fronteiras.

(www.adital.com.br. Adaptado.)

O texto aborda a situação atual dos imigrantes

a) turcos na Alemanha.
b) mexicanos nos Estados Unidos.
c) brasileiros em Portugal.
d) argelinos na França.
e) paquistaneses na Inglaterra.

(UFG) Os dados dos últimos censos demográficos do Brasil indicam aumento da migração urbano-urbano e da pendular. Com base nesta afirmação,

a) apresente dois fatores que explicam a relevância atual da migração urbano-urbano;
b) explique uma causa para o aumento atual da migração pendular.

Resolução:

a) Fatores que explicam a migração urbano-urbano:

- pouco dinamismo das cidades pequenas que geram fluxos dessas para as cidades médias;
- fuga dos problemas urbanos nas metrópoles;
- deslocamento das indústrias para as cidades médias atraindo trabalhadores;
- deslocamento de parte da população jovem das pequenas cidades para as médias ou grandes em busca de oportunidades de estudos.

b) Causas do aumento da migração pendular:

- crescimento das metrópoles e/ou das regiões metropolitanas;
- desenvolvimento de atividades terciárias e quaternárias nos espaços urbanos;
- distância espacial entre os locais de moradia, estudo e trabalho;
- aumento no tempo de deslocamento entre os pontos de circulação;
- deslocamento diário de trabalhadores do espaço urbano para o rural.

(UNICAMP) O impacto sobre São Paulo dos migrantes nordestinos, que chegaram à cidade no meio do século XX, foi tão grande quanto os efeitos produzidos pelos imigrantes que vieram da Europa, do Oriente Médio e da Ásia em décadas anteriores. Nos dois casos, os que dominavam a cidade incentivaram a vinda desses trabalhadores e suas famílias (...). Entretanto, os efeitos sociais e políticos foram sempre mais difíceis de digerir como demonstram os casos recentes de uma prefeita da cidade e de um presidente da República, nascidos no Nordeste, e objetos em São Paulo de preconceitos nada sutis.

(Adaptado de Paulo Fontes, Um Nordeste em São Paulo –Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-66). Rio de Janeiro: FGV, 2008. p.13.)

a) Qual a maior cidade nordestina fora do Nordeste brasileiro? Por que houve o incentivo ao processo
imigratório de nordestinos para São Paulo?
b) Quais as principais determinantes sociais e econômicas do processo migratório de nordestinos para São Paulo em meados do século XX?

Resolução

a)

São Paulo é a maior cidade nordestina fora do Nordeste. O incentivo ao processo imigratório de nordestinos para São Paulo se deu pelo baixo preço da mão de obra desses trabalhadores, fundamentais para o notável crescimento econômico da capital e de sua Região Metropolitana. Ou seja, esse processo migratório foi incentivado pela necessidade de maior contingente de trabalhadores para as diversas atividades econômicas em São Paulo.
b)

Por um lado, em relação ao local de origem, o processo migratório de nordestinos deveu-se à fragilidade econômica da região e ao processo de intensificação da concentração fundiária, bem como às dificuldades climáticas que dificultavam a prática agropecuária. Por outro lado, no que concerne ao local de destino, o processo migratório de nordestinos foi influenciado, em grande medida, pela oportunidade de empregos gerados, sobretudo, pela indústria e pela construção civil, além do setor de serviços e de comércio, bem como pela esperança de melhores condições de vida. Assim, em grande medida, o processo migratório foi motivado pelas desigualdades regionais.

(PUCRS) Responder à questão com base nas afirmações que tratam da demografia e da ocupação
do espaço brasileiro.

I. A população brasileira apresenta alto grau de movimentação interna, sendo a Região Norte a de maior repulsão populacional.
II. A ocupação do sul do Brasil, nas chamadas áreas de colonização com etnias europeias, apresenta uma organização baseada na pequena propriedade de base familiar, contrastando com os latifúndios monocultores do Nordeste.
III. O índice de fertilidade relativo ao número de filhos por mulheres entre 15 e 49 anos tem aumentado sistematicamente nas duas últimas décadas.
IV. A crise econômica mundial que teve início em setembro de 2008 dificulta a vida de muitos brasileiros emigrantes, provocando um movimento de retorno ao Brasil.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

(PUCRS) O planisfério retrata um fenômeno muito significativo e cada vez mais preocupante no mundo globalizado. O movimento representado pelo sentido das flechas se concretiza por razões diversas, mas com repercussões importantes em grandes extensões do espaço geográfico. É mais provável que a situação representada no mapa seja


a) o movimento de terroristas responsáveis por atentados em áreas urbanas no hemisfério norte.
b) a transferência de tecnologia referente ao uso de células tronco.
c) os fluxos migratórios atuais.
d) o comércio ilegal de armamentos nucleares.
e) a produção e consumo de biogás.

(FGV – SP direito) Observe o mapa:


a) Considerando a dinâmica das migrações inter-regionais brasileiras, qual o significado de “saldo migratório positivo” e de “saldo migratório negativo”? De modo geral, do que decorre cada um desses saldos?
b) Diferencie as causas do saldo migratório negativo das regiões Nordeste e Sul e aponte os respectivos destinos predominantes dos migrantes oriundos dessas duas regiões.
c) Justifique, à luz do momento histórico e do processo de ocupação do território brasileiro, o predomínio de saldos migratórios positivos no Centro-Oeste e Norte do país.

Resolução:

a)
O saldo migratório positivo indica que o número de imigrantes é superior ao de emigrantes.
O saldo migratório negativo ocorre quando o número de imigrantes é inferior ao de emigrantes.
O saldo positivo decorre de fatores de atração, como a oferta de terras, na Amazônia, e de empregos, em São Paulo e Rio de Janeiro.
O saldo negativo indica a existência de fatores de repulsão, como a estagnação econômica e o aumento da concentração fundiária.


b)
O saldo negativo no Nordeste relaciona-se à estagnação econômica no período anterior a 2000 e à busca de melhores condições de vida. Esta migração tem como principais destinos o Sudeste e as áreas de frentes pioneiras. O saldo negativo no Sul resulta da pressão demográfica no campo, o que obriga a busca de novas terras na Amazônia e no Centro-Oeste.

c)
Trata-se de áreas de ocupação recente, que receberam incentivos governamentais, a partir dos anos 70, tornando-se regiões de expansão da fronteira agrícola e de forte atração para populações oriundas, principalmente, da região Sul.

(UFG) Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado

a) pela incorporação de valores ocidentais no Oriente e de valores orientais no Ocidente, diminuindo as fronteiras simbólicas.
b) pela facilidade do fluxo de trabalhadores condicionados pelos novos meios de comunicação e transportes.
c) pela aprendizagem de idiomas dos países ricos como forma de incorporação às novas demandas da indústria.
d) pelo livre acesso dos indivíduos no interior dos países signatários de acordos de livre comércio e cooperação.
e) pelo aumento global do desemprego, que gera miséria nas nações de baixo índice de desenvolvimento humano.

(PUCRIO) Enquanto um povo se uniu em 1989 sobre as ruínas de um muro que ia de Dresden a Berlim, outros muros são levantados na atualidade para separar os homens, tornando-os estrangeiros, inimigos.

Observe as imagens e faça o que se pede a seguir.


a) CARACTERIZE o contexto histórico em que foi construído o muro de Berlim.
b) IDENTIFIQUE dois aspectos relativos às tensões vividas na fronteira entre Estados Unidos e México, na atualidade.

Resolução

a) O muro de Berlim foi construído no ano de 1961, no contexto da Guerra Fria, caracterizada pela
bipolarização política, ideológica e militar entre os blocos socialista e capitalista, liderados pela URSS e pelos EUA respectivamente. Após um primeiro momento de tensão envolvendo a Alemanha, em 1948, com o bloqueio terrestre imposto pelo governo soviético à cidade de Berlim, foram instituídas no ano seguinte as duas Alemanhas, a ocidental – República Federal da Alemanha – e a oriental – República Democrática Alemã. Em agosto de 1961, foi construído o Muro de Berlim, que separou concretamente os dois lados da cidade (incrustada na parte soviética) e se tornou símbolo da separação alemã e da Guerra Fria.

b) Podem ser indentificados dois entre os seguintes aspectos:

- atraídos pelas possibilidades de trabalho e enriquecimento nos EUA, milhares de pessoas tentam cruzar a fronteira dos EUA com o México (muitas fábricas norte-americanas, conhecidas como “maquiladoras”, instalaram-se nos últimos anos na fronteira com o objetivo de utilizar a mão-de-obra barata oferecida pelos mexicanos que se concentram no norte do país); estes imigrantes ao cruzar a fronteira podem enfrentar inúmeros problemas como prisões, conflitos com fazendeiros, fome ou afogamento.

- a população de imigrantes sem documentação que mora e trabalha nos Estados Unidos vem crescendo, regularmente, desde a Reforma de Imigração e o Ato de Controle (IRCA) de 1986; esta legislação gerou um maior controle nas fronteiras e a imposição de penalidades contra aqueles que empregam pessoas sem documentação.

- com o reforço da fronteira californiana, a tensão maior encontra-se atualmente na fronteira do Arizona, para onde os imigrantes mexicanos passaram a ir devido ao menor controle; na falta de policiamento desta fronteira, os fazendeiros da região assumiram este papel, provocando o aumento da violência e das tensões. É ao longo desta fronteira que existe um muro intercalado com trechos de arame farpado controlado pela guarda da fronteira norte-americana e por sistemas eletrônicos, com o objetivo de impedir a entrada de imigrantes ilegais nos EUA. Em 2006, foi aprovada a ampliação desse muro, o que tem gerado protestos por parte de organizações não governamentais e de defensores dos direitos humanos.

- a fronteira é também um lugar de tensão devido ao tráfico de drogas e armas.

- As diferenças culturais e linguísticas também provocam o aumento de tensões étnicas e culturais na fronteira.

VESTIBULAR 2009

(UFBA)

Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade, tendo sido responsáveis pela formação dos diversos povos e, em certa medida, dos próprios elementos culturais que os caracterizam. Os grupos étnicos existentes só podem ser entendidos a partir da análise das migrações, considerando-se os choques e as assimilações culturais dos povos ao longo da história.
Com os deslocamentos populacionais, extensas regiões da Terra foram sendo ocupadas e colonizadas. O continente americano é um bom exemplo desse processo. Atualmente, as migrações internacionais tornaram-se um fenômeno nunca antes registrado em qualquer outra etapa da evolução humana. Milhares de pessoas cruzam as fronteiras entre os países todos os anos em busca de emprego, melhores salários, oportunidades de estudo, ou fugindo da violência de guerras e perseguições políticas e religiosas. (LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2006, p. 351).

A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre globalização e migrações, pode-se afirmar:

(01) As migrações internacionais, na atualidade, ocorrem, sobretudo, partindo dos países do Sul
subdesenvolvidos para os do Norte desenvolvidos ou de países do Terceiro Mundo mais pobres para outros vizinhos com economias mais dinâmicas.
(02) O período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial registra grandes fluxos migratórios,
preferencialmente das áreas então consideradas superpovoadas — Europa e Ásia — para as regiões consideradas como vazios demográficos — Estados Unidos, Canadá, Argentina, Brasil e outros.
(04) A França recebe todos os anos uma legião de norte-africanos oriundos, principalmente, da Líbia e do Egito, fugitivos das secas da África Subsaariana, e trabalhadores de outros países, como paquistaneses, indianos e jamaicanos.
(08) O fluxo migratório para a União Européia (UE) e os Estados Unidos deverá diminuir nas próximas
décadas, em razão do aumento das taxas de natalidade e do rejuvenescimento das populações dos países industrializados.
(16) O crescimento das migrações Sul/Sul se deve principalmente à criação, pela economia globalizada, de ilhas de prosperidade em regiões subdesenvolvidas, a exemplo da política migratória bem sucedida das monarquias petrolíferas do Golfo Pérsico.
(32) Os imigrantes muitas vezes enfrentam a rejeição da população e a repressão das autoridades, a exemplo do que ocorre na Europa e nos Estados Unidos, entretanto o Brasil, na contramão dessa tendência, tem sido condescendente com os trabalhadores bolivianos e paraguaios.
(64) Os trabalhadores japoneses, nisseis, chegaram ao Brasil em migrações sucessivas a partir da
segunda década do século passado e, atualmente, representam a maior comunidade de estrangeiros do país.

Resposta: 51 (01 + 02 + 16 + 32 )

(UFCG) As migrações intercontinentais, assim como as migrações internas, rural-urbana, rural-rural, urbana-urbana marcam o desenvolvimento do capitalismo em países como o Brasil e comprovam os processos de expropriação, valorização, concentração da propriedade e de exploração. Esse fenômeno, durante séculos, se inseriu na construção econômica do capitalismo, como um dado da irradiação geográfica desse sistema econômico e de sua correspondente estrutura social.

(Adaptado de Amélia L. Damiani. População e geografia, São Paulo: Contexto, 1998).

Sobre a migração brasileira é INCORRETO afirmar:
a) No Brasil os fluxos de caráter rural-urbano da população tornaram-se significativos nas décadas de 50 e 60 devido à crescente concentração fundiária e à industrialização concentrada nos grandes centros urbanos do Sudeste Brasileiro.
b) Na década de 70 as migrações interestaduais de nordestinos para o eixo Rio de Janeiro – São Paulo e a de sulistas para áreas do Centro-Oeste e Amazônia consolidaram o mercado de trabalho brasileiro.
c) As migrações de assalariados rurais temporários (volantes, bóias-frias), ocasionados pela modernização capitalista do campo, atenuaram o subemprego sazonal e as relações de trabalho informais.
d) A mobilidade rural-urbana ou rural-rural brasileira é decorrência da progressiva concentração da terra que leva à eclosão de movimentos sociais de resistência, do que são exemplos o Movimento dos Sem-Terra (MST) e o das populações extrativistas da Amazônia.
e) Os movimentos pendulares intrametropolitanos para o trabalho e/ou estudo, realizado hoje nas metrópoles, assim como os deslocamentos intra-urbanos de caráter residencial podem estar relacionados com a pobreza e a violência e muitas vezes ocorrem em condições sub-humanas modernas.


(UFSJ) A Grande Imigração de trabalhadores europeus para o Brasil, a partir da década de 1880, caracterizou-se por sua

a) distribuição homogênea pelo território nacional, sob a forma de trabalho sazonal e sem direitos sócias ou usufruto da terra, típica dos "bóias-frias".
b) destinação prioritária para a lavoura cafeeira, sob a forma de trabalho semi-assalariado do colonato, e parcial para o nascente trabalho fabril nas cidades.
c) distribuição homogênea pelo território nacional, sob a forma da pequena propriedade, e parcial em atividades artesanais nos pequenos municípios.
d) destinação prioritária para a região amazônica, sob relações de dependência por dívidas no "barracão", e parcial na construção de estradas de ferro.

(FGV) Nos cadernos internacionais dos principais jornais, já se tornou rotina a leitura de notícias sobre a travessia, em barcos toscos e frágeis, de africanos que tentam vencer o Mediterrâneo e chegar às terras europeias. Os que sobrevivem, em geral, são presos e obrigados a fazer o caminho de volta. A Europa não quer mais imigrantes.
Refletindo sobre o conteúdo do texto, é correto afirmar que:
a) o ciclo migratório africano e mundial está em fase de esgotamento, pois a automação crescente das atividades econômicas não prevê mão de obra pouco qualificada.
b) os acordos econômicos e diplomáticos entre os países de emigração e os de imigração têm sido postos em prática para coibir a movimentação, sobretudo de homens jovens.
c) as propostas civilizatórias europeias destinadas aos imigrantes, em vigor durante todo o século XX, estão sendo abolidas frente às crises econômicas.
d) os países europeus, em processo de transição demográfica e em plena fase de 3 Revolução Industrial, já não admitem a entrada de imigrantes.
e) a globalização neoliberal promove a livre circulação de capitais e mercadorias, mas fecha as fronteiras para a força de trabalho.

(UTRPR) Os imigrantes brasileiros enviaram US$ 7 bilhões ao país a partir dos EUA em 2006, segundo estudo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) obtido pelo "Financial Times". Assim, os
brasileiros só perdem para os mexicanos (US$ 23 bilhões em 2006) no ranking de remessas de latino-americanos para seus países de origem. Sem o dinheiro enviado pelos imigrantes, entre 8 milhões e 10
milhões de famílias viveriam abaixo da linha da pobreza.


Considerando as características dos movimentos demográficos atuais, analise as afirmações abaixo:

I) A fronteira mexicana e a Costa Oeste norte-americana revelam- se as principais portas de entrada dos imigrantes ilegais, assim como os países do Mediterrâneo o são para a Europa.
II) Imigrantes geralmente são essenciais para as economias desenvolvidas, pois servem como
mão-de-obra barata e com poucos benefícios sociais e econômicos.
III) Apesar do surgimento de uma classe local de extrema direita, fortemente xenófoba e racista, nos países ricos, o imigrante do Terceiro Mundo pode ter papel importante na reversão do
envelhecimento daquelas populações.
IV) Na realidade, o impacto da imigração ilegal pode ser sentido no elevado índice de desemprego dos países centrais, que é maior que nos países subdesenvolvidos, pois concorrem com os baixos salários pagos aos clandestinos.

Estão corretas:
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas I, II e III.
d) todas as afirmações.
e) nenhuma das afirmações.

(UESPI) Sobre o fenômeno representado no mapa abaixo, é correto afirmar que se trata:

(Fonte da figura: L’economie internacionale en mouvement.)
                   
1. do ritmo das atividades econômicas oriundas do relaxamento dos controles burocráticos e militares em alguns países do leste europeu.
2. da intensificação atual de grandes ondas de migração para a Europa, desencadeadas, sobretudo, pelos desequilíbrios econômicos entre sociedades ricas e pobres.
3. da intensificação de fluxos demográficos causados pelo recrudescimento das rivalidades étnicas, políticas e nacionais nos países do Oeste da Europa.

Está (ão) correta(s):

a) 1 apenas
b) 2 apenas
c) 2 e 3 apenas
d) 1 e 3 apenas
e) 1, 2 e 3

(UERJ)


As políticas imigratórias recentes dos países europeus têm alterado as relações entre o Brasil e os
membros da União Européia, com desdobramentos inclusive no campo diplomático.
Um fator que gerou o aumento de controle sobre os imigrantes brasileiros foi a integração do País à
rede de:

a) espiões industriais
b) trabalhadores ilegais
c) refugiados ambientais
d) ativistas fundamentalistas


(UTRPR) Considerando-se os movimentos migratórios dos Estados Unidos da América do Norte, é INCORRETO afirmar que:
a) nenhum outro país do mundo recebeu tantos imigrantes quanto os Estados Unidos: milhões desde o início do séc. XIX; o primeiro ciclo imigratório foi estimulado pela colonização agrícola, seguido pela lei de terras e pela colonização privada das terras do oeste e pela industrialização do Nordeste; na atualidade, os movimentos seguem pela expansão dos empregos no comércio e nos serviços.
b) no início do séc. XX, as maiores cidades norte-americanas, no nordeste e na costa leste, apresentavam mais da metade de suas populações constituídas de estrangeiro ou filhos de estrangeiros. A hostilidade dos “primeiros imigrantes”, protestantes, contra os recém-chegados, muitos deles católicos ou judeus, manifestou-se sob a forma de discriminação ativa.
c) a imigração do pós-guerra contrasta com a dos ciclos imigratórios anteriores, pois os imigrantes atuais provêm, essencialmente, da América Latina e da Ásia. Sendo os mexicanos o grupo de maior representação, rotulados de forma generalizada como hispânicos, compõe o maior grupo nascido fora do país na atualidade.
d) a maior parte da imigração mexicana é constituída por trabalhadores temporários (os braceros), que se empregam nas colheitas das fazendas do sudoeste dos Estados Unidos. Mas a maioria dos imigrantes, hispânicos ou asiáticos, destina-se ao comércio, aos serviços de baixa qualificação e à construção civil nas cidades.
e) as leis de segregação, de um lado, e a expansão industrial, de outro, provocaram o prolongado movimento migratório de negros do norte para as cidades do sudeste e do sudoeste. Do início de século passado até meados dos anos 70, mais de meia dezena de milhões de negros engajaram-se na “Grande Migração”, modificando o panorama demográfico dos Estados Unidos.

(UFLA) Os livros didáticos de geografia, ao discutirem a questão da demografia mundial, têm indicado tendências quanto à dinâmica populacional para os próximos anos. As alternativas abaixo indicam tais tendências, EXCETO:
a) Há uma efetiva desaceleração nas médias de crescimento populacional mundial, a despeito do fato de que a média mundial esconde diferenças como: ser muito baixa nos países ricos e ainda ser alta nos países pobres.
b) As migrações estão inseridas nas tendências mundiais da população, e estão diminuindo. Os movimentos migratórios, em termos mundiais, têm se dirigido a países em desenvolvimento, como o Brasil.
c) Em 2007, pela primeira vez na história mundial, ocorreu o fato de haver mais pessoas morando na zona urbana, do que na zona rural. O crescimento urbano ocorre de maneira mais acelerada nos países em desenvolvimento, onde tal processo deve agravar os problemas socioeconômicos próprios da urbanização.
d) Há uma tendência de envelhecimento da população mundial. Isso se observa a partir da combinação entre crescimento vegetativo baixo e aumento da longevidade.

(FURG) As migrações são movimentos de grupos populacionais de um lugar para outro, e possuem
caráter variado em duração, em distâncias percorridas e em objetivos dos migrantes. Com referência aos movimentos migratórios e imigratórios no Brasil, é INCORRETO afirmar que:

a) Nas décadas de sessenta e setenta, houve fluxos migratórios significativos de sulistas em direção ao Centro-Oeste e Norte do país.
b) O período mais intenso da imigração alemã ocorreu entre 1849 e 1872, instalando-se principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
c) Os italianos formaram o grupo mais expressivo numericamente e destacaram-se nas plantações de café do Sudeste e na produção vinícola do Rio Grande do Sul.
d) Na década de quarenta, grandes contingentes populacionais se dirigiram do Norte para o Nordeste, em busca de emprego nas áreas urbanas do litoral nordestino.
e) A lavoura de cana-de-açúcar na Região Sudeste atraía, até a modernização desta cultura agrícola, o maior contingente de trabalhadores temporários oriundos do Nordeste brasileiro.

(FUVEST) A imigração de italianos (desde o final do século XIX) e a de japoneses (desde o início do século XX), no Brasil, estão associadas a
a) uma política nacional de atração de mão-de-obra para a lavoura e às transformações sociais provocadas pelo capitalismo na Itália e no Japão.
b) interesses geopolíticos do governo brasileiro e às crises industrial e política pelas quais passavam a
Itália e o Japão.
c) uma demanda de mão-de-obra para a indústria e às pressões políticas dos fazendeiros do sudeste do país.
d) uma política nacional de fomento demográfico e a um acordo com a Itália e o Japão para exportação de matérias-primas.
e) acordos internacionais que proibiram o tráfico de escravos e à política interna de embranquecimento da população brasileira.

VESTIBULAR 2008

(UEMS) “Países tipicamente de imigração até a primeira metade do século XX, como o Brasil, no Mesmo ritmo com que suas economias entraram em crise, tornaram-se países de emigração. Pela observação dos fluxos migratórios no mundo contemporâneo, fica evidente a relação crise-expansão econômica, com países mais pobres exportando força de trabalho para países mais ricos, seja nas
chamadas ‘semiperiferias’ – com Argentina e Brasil exportando para peruanos e bolivianos, Nigéria e
África do Sul para outros países africanos e os países do Golfo para indianos e paquistaneses –
seja nos países centrais, como magrebinos na França, turcos na Alemanha e latino-americanos na
Espanha.”

(HAESBAERT, Rogério e PORTO-GONÇALVES, Carlos W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Ed. da UNESP, 2006)

A respeito da problemática exposta no texto, é correto afirmar que:
a) os movimentos migratórios, na atualidade, caracterizam-se pela diminuição dos preconceitos e tensões étnico-culturais se comparados àqueles ocorridos nos séculos XVIII e XIX.
b) os migrantes das chamadas periferias que se dirigem aos países centrais mais ricos, geralmente, encontram reações preconceituosas e mesmo xenófobas.
c) as crises econômicas e produtivas ocorridas nos países centrais, nos últimos anos, provocaram a
mudança de direção dos fluxos migratórios em sentido Norte-Sul.
d) os Estados Unidos possuem políticas de abertura aos imigrantes, por isso recebem anualmente um grande número de mexicanos e latino-americanos de forma geral.
e) os fluxos migratórios ocorridos atualmente são mais intensos no sentido Norte-Sul, ou seja, do centro para a periferia.

(Inatel) Com base no quadro abaixo e em seus conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA sobre o tráfico de escravos no Brasil, no longo período entre os séculos XVI e XIX.


a) O tráfico atlântico de africanos para o Novo Mundo cresceu em todos os períodos indicados na tabela, o que demonstra sua importância tanto no funcionamento da economia colonial quanto no período pós-independência.
b) O recrutamento de mão-de-obra para as lavouras e áreas mineradoras do Novo Mundo só se tornou possível devido à participação de parcelas das sociedades africanas, ao realizarem alianças político militares e comerciais com os traficantes.
c) No início do século XIX, a Inglaterra centrou esforços para limitar o tráfico de escravos para o
Brasil. A pressão continuou até que o Império do Brasil decretasse a abolição do tráfico em 1831, o que não levou à sua extinção, como pode ser percebido no 5° período do quadro.
d) Nos séculos XVI e XVII, o destino dos cativos aportados no Brasil era quase sempre a região litorânea, particularmente a zona canavieira, mas no século XVIII foi a mineração que atraiu grande parte dos cativos.
e) O crescimento da entrada de africanos do 4º para o 5º período não foi tão acentuado, devido à grande entrada de imigrantes europeus em substituição à mão-de-obra nas lavouras.

(FATEC) O fluxo imigratório negativo, ou seja, o número de emigrantes maior que o de imigrantes, tornou-se uma realidade no Brasil a partir da década de 1980.

Os países que mais têm recebido brasileiros são:

a) Japão, Portugal e Suíça.
b) Japão, Portugal e Inglaterra.
c) Estados Unidos, Suíça e Alemanha.
d) Estados Unidos, Paraguai e Inglaterra.
e) Estados Unidos, Paraguai e Japão.

(FUVEST) Segundo dados do IBGE (2006), o estado de São Paulo tem-se caracterizado por um número maior de pessoas que dele saem. Segundo estudiosos, tal fenômeno é relativamente novo e diz respeito, principalmente, à

a) “migração de retorno” de estrangeiros radicados no Estado os quais, por motivos de ordem econômica, estão voltando a seus países de origem, cujas economias demonstram, na atualidade, maior dinamismo.
b) emigração de paulistas para os Estados Unidos, atraídos por melhores condições de trabalho e de vida, bem como pela possibilidade de remeter valores às suas famílias que aqui permanecem.
c) “migração de retorno” de brasileiros, sobretudo nordestinos, que, ao buscarem melhores condições de vida, e por não as encontrarem, retornam a seus estados de origem.
d) migração de paulistas para outros estados do país, em busca de novas frentes de emprego e qualidade de vida, dada a estagnação do setor terciário paulista.
e) emigração de um grande número de paulistas descendentes de japoneses, para o Japão (decasséguis), devido às excelentes condições de vida a eles oferecidas naquele país.

(UNEAL) A expressão “brasiguaios” vem sendo empregada pela Geografia da População para designar:

a) proprietários de terra paraguaios que vivem no Brasil, dedicando-se ao cultivo, em larga escala,
de soja e milho, particularmente no Centro-Sul do País.
b) camponeses, “sem-terra”, arrendatários e proprietários de terra, provenientes do Brasil, que ultrapassam a fronteira com o Paraguai e se estabelecem em áreas agrícolas daquele país.
c) camponeses paraguaios que se dedicam às atividades artesanais, nas cidades fronteiriças com o Brasil.
d) traficantes de drogas que se instalam em cidades brasileiras e paraguaias, alternando-se ao longo do ano.
e) arrendatários paraguaios que se dedicam à pecuária extensiva no Mato Grosso do Sul, mas que obtiveram a cidadania brasileira.

VESTIBULAR 2007

(UFBA)


Com base na análise da ilustração e nos conhecimentos sobre as migrações no Brasil, com
destaque para as nordestinas, pode-se afirmar:

(01) As migrações internas no Brasil, ao longo da sua história, sempre ocorreram no sentido
Centro-Oeste/Sul.
(02) A seca, a pobreza e a atração econômica exercida pelas outras regiões brasileiras foram os
principais motivos dos fluxos migratórios extra-regionais dos nordestinos.
(04) O Estado de São Paulo, nas últimas décadas, tem recebido grande número de migrantes,
porém, já não é tão receptivo aos nordestinos quanto no passado, em virtude, sobretudo, da
saturação do mercado de trabalho para a mão-de-obra não qualificada.
(08) O aumento da população do Nordeste e o seu desenvolvimento econômico provocaram a
formação de novos fluxos, voltados para as regiões de criação de gado do Centro-Oeste, da
Amazônia e do Sul, colocando São Paulo em segundo plano, no volume de migrantes nordestinos.
(16) A “migração de retorno” é formada por pessoas de mais de 50 anos, com alta escolaridade,
que são atraídas pela boa qualidade de vida do Nordeste.
(32) A migração realizada entre os estados do Nordeste é relativamente baixa, porque os benefícios
fiscais dos governos estaduais atraíram inúmeras indústrias, cujo mercado de trabalho absorveu toda a mão-de-obra disponível em seus estados.
(64) As grandes secas foram marcadas pela transumância realizada pelos “corumbas”, do Sertão
semi-árido para o Litoral e para a Zona da Mata úmidos, onde trabalhavam geralmente em empregos sazonais ou temporários.

Resposta: 2+4+64 = 70

(UFPI) Acerca da imigração no Brasil do século XIX:
( ) O governo imperial teve que recorrer à mão-de-obra estrangeira, porque os trabalhadores brasileiros se recusavam a deixar a sua terra de origem.
( ) A imigração foi a solução encontrada para o problema da substituição da mão-de-obra escrava e
foi vista como um encaminhamento em direção à abolição.
( ) Atingiu majoritariamente as regiões sudeste e sul do País, a primeira para servir de mão-de-obra
nas fazendas de café e a segunda para a formação de colônias.
( ) A escolha do imigrante europeu esteve associada à teoria do branqueamento, argumentação racista
que caracterizava a mentalidade dos círculos dirigentes do Império.

Resposta: FVVV

(PUCPR) Leia atentamente o texto abaixo:

Todos os dias, milhares de jovens e adultos levantam-se antes do nascer do Sol, pegam o ônibus, mais outro ônibus e, cerca de uma hora depois, estão no município vizinho, uma metrópole. Lá está o seu lugar de trabalho ou de estudo, ou até de ambos, enfim, o lugar do seu longo dia. Pela noite, é hora de voltar. Um ônibus num terminal, outro ônibus e outro terminal e bem tarde, está em sua casa, em sua cidade, que é tipicamente uma cidade-dormitório. Noutro dia, o programa será o mesmo.
Esse é o cotidiano de milhares de pessoas que vivem nas regiões metropolitanas do Brasil: cada dia um vai-e-vem.

Essa forma de migração é denominada:

a) Movimento pendular.
b) Êxodo rural.
c) Êxodo urbano.
d) Migração sazonal.
e) Transumância.

(ESPM) O mapa a seguir demonstra:


a) A marcha da industrialização brasileira.
b) Fluxo de migrações no século XX.
c) Extrativismo mineral.
d) As frentes pioneiras da agricultura brasileira.
e) A nova expansão industrial do século XX.

(FGV - DIREITO) Observe o mapa abaixo sobre os grandes fluxos migratórios no Brasil a partir de 1950.


Caracterize os fluxos numerados de 1 a 4, indicando:
a) Áreas envolvidas e década de início do fluxo.
b) Fator principal para ocorrência do fluxo migratório.

Resposta esperada

a)

1. Fluxo 1: Nordeste (principalmente das áreas rurais) para os grandes centros urbanos do Sudeste (em especial São Paulo e Rio de Janeiro).
2. Teve sua maior expressão a partir da década de 1950.
3. Fluxo 2: Nordeste (principalmente áreas rurais) para a Amazônia.
4. Teve sua maior expressão a partir do final da década de 1960 e ao longo dos anos de 1970.
5. Fluxo 3: Nordeste e Sudeste (em especial Minas Gerais) para o Centro-Oeste, em decorrência do processo de ocupação desta região.
6. Teve início no final de década de 1950.
7. Fluxo 4: Dos estados da Região Sul e Sudeste (especialmente São Paulo e Minas Gerais) em direção aos estados do Centro-Oeste e Norte.
8. Teve sua expansão inicial a partir da década de 1960 para a região Centro-Oeste e da década de 1970 para a região Norte.

b)

1. Fluxo 1: representou a busca por melhores condições de emprego e subsistência, com a transferência de população de uma região deprimida economicamente (sobretudo as áreas rurais do sertão nordestino) para uma região de grande crescimento econômico (SP e RJ), decorrente da expansão dos processos de industrialização e consolidação como centro do capitalismo nacional, no sudeste e da concentração fundiária no
Nordeste
2. Fluxo 2: ocorreu em busca de ocupação econômica, seja na forma de mão-de-obra (garimpos, exploração madeireira, projetos agropecuários etc.) seja como no assentamento e ocupação de áreas rurais na condição de pequeno produtor familiar. A concentração fundiária no Nordeste foi fator que, também, contribuiu também para este fluxo migratório.
3. Fluxo 3: gerado pelos programas de incentivo à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, tendo como principal motor a construção de Brasília. Caracterizado pela migração de mão-de-obra ocupada nas obras de expansão da infra-estrutura (estradas, ferrovias, instalação de novas cidades) e como mão-de-obra agrícola.
4. Fluxo 4: representou a expansão da fronteira agrícola para as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Neste processo, podem se diferenciar, sobretudo, dois tipos de migrantes: os pequenos e médios produtores rurais do Sul e Sudeste do Brasil que instalam propriedades no Centro-Oeste e trabalhadores rurais em busca de colocação na área de expansão das atividades agropecuárias. As dificuldades de desmembramento das propriedades agrícolas, por herança, na segunda e terceira geração foi fator que estimulou a diáspora dos sulistas em direção ao Centro Oeste e Norte.

(FUVEST)

SPANGLISH

O diário “El País” de 02/10/2000 publicou uma entrevista com Ilan Stavans, escritor e filólogo mexicano, autor do primeiro dicionário de spanglish, uma língua com origens nos subúrbios hispânicos de Miami, Los Angeles e Nova Iorque. Com cerca de 6000 palavras, esta língua nasceu do choque do Espanhol com o Inglês e é, segundo aquele filólogo, “uma nova maneira de ser hispânico nos Estados Unidos”.
A entrevista termina com uma lista de algumas palavras a incluir no dicionário; por ex., culísimo =muito frio (do inglês cool).

Fonte: Lexicon, Vocabulário de Filosofia, (http://ocanto.esenviseu.net/lexs.htm).

Com base no texto,

a) explique qual é o fenômeno geográfico responsável por essa fusão de línguas, nos EUA.
b) cite e explique uma conseqüência possível desse fenômeno geográfico.

Resposta

a) O fenômeno geográfico responsável por essa fusão é o intenso fluxo migratório internacional
para os EUA.

b) Entre as conseqüências possíveis pode-se destacar:
1. O aumento do desemprego e da informalidade principalmente nos setores econômicos de
mão-de-obra menos qualificada e mais barata.
2. Aumento do dinamismo econômico a partir de duas situações: o crescimento do mercado interno
e a remessa de divisas para o país de origem do imigrante.
3. Possíveis alterações no quadro político-eleitoral do país, devido à maior participação numérica dos
imigrantes.
4. O crescimento da xenofobia da população nacional em relação aos estrangeiros, por enxergá-los como concorrentes diretos às poucas vagas de empregos e por responsabilizá-los pela queda na qualidade de vida.